Arte afro-brasileira é tema de simpósio online da UFSCar

Arte afro-brasileira é tema de simpósio online da UFSCar

Evento, gratuito, acontece dia 20 de outubro. Inscrições abertas

No dia 20 de outubro, terça-feira, às 19 horas, será realizado o III Simpósio de Arte Afro-brasileira do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento tem como tema "O que vai do ateliê do/da artista negro/a para o mundo?".
Entre os objetivos, o Simpósio busca dar visibilidade à arte afro-brasileira, facilitando o acesso físico e linguístico às culturas de matriz africana, a fim de se pensar sobre uma formação artística voltada à constituição de espectadores críticos, uma pedagogia antirracista e o combate ao racismo estrutural.
Além disso, o Simpósio visa promover a ampliação de repertório cultural a partir do conhecimento de artistas das artes afro-brasileiras contemporâneas bem como inspirar ações pedagógicas que respeitem e incentivem a aplicação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, da luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, das culturas negra e indígena brasileira.
O Simpósio tem como público-alvo profissionais da Educação – desde a Educação Infantil até o Ensino Superior -; pessoas vinculadas ao movimento negro; artistas; curadores de arte; estudantes de Arte, das diversas licenciaturas e da pós-graduação.
O evento terá como palestrantes Priscila Leonel e Flávio Cerqueira, artistas que compõem a cena da arte afro-brasileira contemporânea, para falarem sobre seus modos de produzir, seus espaços de trabalhos – o ateliê – suas obras e seus conhecimentos a partir da provocação do tema desta terceira edição. O evento contará com a mediação da professora Lucia Lombardi, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba. Mais informações sobre os palestrantes e suas obras podem ser obtidas em www.instagram.com/ateliesexta e www.priscilaleonel.com (Priscila Leonel) e www.instagram.com/flavinhocerqueira e https://flaviocerqueira.com (Flávio Cerqueira).
O III Simpósio de Arte Afro-brasileira é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE), do DCHE-So, e do Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP), vinculado ao Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), todos do Campus Sorocaba da UFSCar.

Transmissão e inscrições
A transmissão é aberta e acontece a partir das 19 horas pela página do Facebook (facebook.com/giape.ufscar.9) e pelo canal no YouTube (https://bit.ly/3dqKUPh), ambos do GIAPE.
As inscrições, gratuitas, pode ser feitas através do formulário online (https://bit.ly/3lHSwQm). Haverá emissão de certificado aos participantes inscritos.
Mais informações podem ser obtidas pela página do evento no Facebook, em https://bit.ly/3lLMTRu.Integrada (SACI) Ícone do SACI – Copyright© 2009-2015 UFSCarCCS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s