Jornalismo das periferias: o diálogo social solidário nas bordas urbanas

Sinopse

Um relato de pesquisa de campo, realizada nas bordas urbanas da Região Metropolitana de São Paulo entre 2018 e 2019, é apresentado nas páginas dessa obra. O objetivo de compreender como jornalistas profissionais à frente de iniciativas comunicacionais nas periferias produzem um jornalismo plural que revela a polissemia e a polifonia da urbes é perseguido nessa investigação. Como representação desse movimento de pesquisa, a narrativa é elaborada a partir do diário de campo que se torna mandatário e organizador da reflexão. Assim, partindo da chamada observação-experiência, a autora revela algumas das características desse fenômeno jornalístico contemporâneo.

A experiência do contato com jornalistas que atuam em diversas frentes de produção nas periferias da maior macrometrópole do Brasil é a espinha dorsal do trabalho apresentado. Investiga-se um jornalismo profissional, produzido por sujeitos que narram a polifonia e a polissemia dos territórios distanciados dos centros da metrópole, capaz de evidenciar a pluralidade que conforma as bordas urbanas. Imbuídos de conhecimento técnico e experiência de vida, esses jornalistas – transformados em sujeitos da pesquisa – encontram na resistência cotidiana alternativas para manter essa prática comunicacional.

Compreender como esses profissionais produzem e viabilizam inúmeras atividades, em rede inclusive, nos territórios periféricos é o objetivo mobilizador do trabalho narrado neste livro.

Muito mais do que um fenômeno jornalístico pontual e com data de validade, o jornalismo das periferias parece ganhar cada vez mais musculatura e ares de uma prática que finca raízes e tem provocado mudanças no ecossistema midiático. Das bordas urbanas, um relato concebido pela afetação mútua entre jornalistas e pesquisadora, entre sujeitos que compartilham a crença de que a informação é uma necessidade e a comunicação um direito humano.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-250-9
ISBN DIGITAL:978-65-5578-256-1
DOI: 10.24824/978655578250.9
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16×23 cm
Número da edição:1

Autores

MARA ROVIDA
É doutora em Ciências da Comunicação pela USP; Mestra em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Libero e jornalista. Atualmente faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba onde vem desenvolvendo pesquisas na interface Jornalismo e Cidade. É autora do livro “Jornalismo em trânsito – o diálogo social solidário no espaço urbano”, finalista do Prêmio Jabuti em 2016 na categoria Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s