Entrevista com padre Jaime C. Patias

Jaime Carlos Patias, conselheiro geral para a América dos Missionários da Consolata que fala com a gente diretamente de Roma.


Jaime Carlos Patias nasceu no dia 27 de janeiro de 1964, em Tuparendi (RS). É o sétimo filho, em um total de nove nascidos de Maria Righi e Arlindo Maróstega Patias, uma das famílias de Esquina Buriti. Sou natural de Esquina Buriti, comunidade no interior de Tuparendi (RS).
Cursou o ensino primário na Escola Salgado Filho de Buriti. Aos 13 anos de idade, em 1977, ingressou no Seminário Nossa Senhora de Fátima, dos Missionários da Consolata, em Três de Maio, onde fez o Primeiro Grau. Fez o Segundo Grau em Erechim (RS) (1980 – 1983) e a Faculdade de Filosofia (licenciatura) na PUC do Paraná (1984 – 1986), em Curitiba. Em 1987 fez o Noviciado na cidade de Bucaramanga na Colômbia, onde emitiu sua Primeira Profissão Religiosa em 9 de fevereiro de 1988. Seguiu para Londres na Inglaterra para cursar Teologia com bacharelado pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica.
Foi ordenado diácono em Londres, no dia 13 de fevereiro de 1993. No dia 29 de outubro de 1993 foi ordenado Padre na capela São José de Buriti tendo como lema “A fé se fortalece na medida em que é partilhada” (RM). Rezou sua Primeira Missa em 31 de outubro de 1993 e foi enviado para Moçambique na África (1994-2001). Trabalhou nas missões de Inhambane, onde foi pároco nas paróquias de Vilankulos, Mapinhane e Maimelane. Foi fundador da Escola Secundário “Padre Gumiero” de Mapinhane. Na cidade da Matola foi reitor do Seminário Filosófico da Consolata, professor no Seminário Interdiocesano Santo Agostinho e no Instituto Maria Mãe da África.
Em 2001 regressou ao Brasil e fez o Mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero em São Paulo; membro do Grupo de Pesquisa Comunicação na Sociedade do Espetáculo, autor de diversos artigos e co-autor de vários livros, entre os quais Comunicação, Cultura de Rede e Jornalismo, (Almedina, 2012). , autor de vários artigos e co-autor do livro Comunicação Sociedade do Espetáculo, São Paulo: Paulus, 2006.
Foi diretor da revista e do site Missões por dez anos (2002-2012).
Entre outros trabalhos, foi Conselheiro e Vice-Superior da sua Congregação no Brasil. Em 2012 transferiu-se para Brasília (DF) para atuar nas Pontifícias Obras Missionárias, no cargo de Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária e como assessor de Comunicação. Prestou vários serviços de formação em todo o Brasil.
No dia 13 de junho de 2017, foi eleito Conselheiro Geral do Instituto Missões Consolata. Hoje reside em Roma e acompanha, em especial, os trabalhos da Congregação no Continente Americano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s