Como funciona o ensino à distância para crianças pequenas?

A crise causada pela pandemia do coronavírus afetou diversos setores da sociedade, especialmente as escolas. A solução mais óbvia para a questão seria substituir as aulas presenciais por videoaulas, mas quando se trata de crianças muito pequenas, isso não é viável.

A fim de maximizar o aprendizado mesmo remotamente, a Escola Roberto Norio – que atende crianças do Ensino Infantil ao Fundamental I – criou diferentes estratégias. A primeira é orientar os pais para que acompanhem mais de perto o estudo dos filhos – mesmo alunos de 10 anos ainda não possuem o discernimento para acordar, sentar-se e estudar.

Por isso, é essencial que se instaure uma rotina diária, como se o estudante estivesse indo à escola. Para completar, o ambiente também deve ser adequado – mesa e cadeira com os materiais organizados e em que a criança sente de forma correta, sem machucar a coluna.

A disciplina é peça-chave neste momento; mesmo estando em casa é preciso mostrar que o período de quarentena não é sinônimo de férias. E, por último, na hora de realizar os exercícios, os pais devem evitar cair na tentação de dar a resposta. O filho precisa solucionar os problemas de forma independente.

Um exemplo de orientação para os pais referente às atividades é na hora de realizar um desenho. O professor tem a função de direcionar o olhar dos familiares quanto ao objetivo do exercício, seja ele para observar o desempenho da coordenação motora ou da criatividade do aluno.

A segunda estratégia é por meio da tecnologia, mas de forma mais personalizada. Grupos enxutos – até três alunos – em aplicativos de mensagens e conferências individuais ou também com número reduzido de estudantes. Assim, as crianças mantêm o contato com os professores e estes podem acompanhar melhor o progresso na aprendizagem.

A agenda eletrônica e o envio periódico de materiais também são formas de os pais estarem cientes do cronograma de conteúdo proposto e poderem tirar dúvidas com os educadores de maneira ágil e efetiva. “Neste período, contaremos ainda mais com o apoio da família para que o aluno consiga acompanhar todo o conteúdo e se desenvolver de forma adequada. Estaremos em constante contato com eles fornecendo todo o apoio necessário”, completa Márcio Ikemori, diretor da Escola Roberto Norio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s