Show inédito de Cordel do Fogo Encantado estreia no Dia de Natal, no SescTV

Show inédito de Cordel do Fogo Encantado estreia no Dia de Natal, no SescTV

Grupo apresenta composições do projeto Viagem ao Coração do Sol (2018)

Foto: Divulgação.

No dia 25 de dezembro, quarta, às 22h, o SescTV exibe o show inédito, que marca o retorno da banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado aos palcos. Liderado pelo cantor e compositor Lirinha, o grupo possui a identidade ligada a utilização de histórias e poesias como ferramentas de criação musical. Nesse espetáculo, gravado no Sesc Pompeia, eles apresentam o repertório do último álbum Viagem ao Coração do Sol, além de clássicos da carreira. (Assista também online em sesctv.org.br)

A banda surgiu de uma trupe de teatro, na cidade de Arcoverde, Sertão Pernambucano, que se destacou em seu estado, em 1997, com o espetáculo especialmente de poesia Cordel do Fogo Encantado. No elenco estavam José Paes de Lira (Lirinha), Clayton Barros e Emerson Calado, todos arcoverdenses. Os percussionistas recifenses Nego Henrique e Rafa Almeida entraram depois, tornando o conjunto teatral mais musical.

No Carnaval de 1999, esses artistas participaram do Festival Rec-Beat, em Recife, e levaram para os palcos de rua uma adaptação da peça que dá nome ao grupo. O sucesso local se expandiu para outros estados ganhando espaço no cenário da música brasileira. O primeiro álbum, homônimo, foi lançado em 2001, com a produção musical de Naná Vasconcelos. Depois vieram O Palhaço do Circo sem Futuro, em 2002, Transfiguração, em 2006, e Viagem ao Coração do Sol, em 2018.

Segundo Lirinha, o grande objetivo da banda é o espetáculo que surge do encontro com o público. Em relação à volta do conjunto, o cantor explica que foram diversos motivos que influenciaram: “Durante a pausa que demos, nós fizemos uma composição inédita para um filme chamado Largou as Botas e Mergulhou no Céu (2016) e nos reunimos novamente em estúdio depois de uns anos; foi aquela reunião que gerou vontade de retornar’’. Ele fala, também, do desejo dos integrantes de participar do mundo transformado pelas redes sociais e sua nova forma de arte e divulgação da música, além de relembrar o vínculo com o produtor do primeiro álbum deles e herói da percussão Naná Vasconcelos. ‘’Quando recebemos a notícia do falecimento de Naná, decidimos também fazer um show em homenagem a ele’’, esclarece.

Já Clayton Barros, cantor e violonista, diz que a pausa foi um misto de sentimentos parados no passado, isso gerou a necessidade de dar continuidade no trabalho, não apenas para voltar e comemorar os discos anteriores ou reencontrar o público. “Nós queríamos sinalizar que estamos voltando para dar segmento a nossa história’’, afirma Barros. A cantora Isadora Melo, que entrou no grupo nesta nova fase, observa que, na narrativa do show, algumas músicas antigas se encaixam bem no contexto atual, portanto a obra não ficou estagnada.

Na apresentação do show exibido pelo SescTV, a banda traz Lirinha, na voz e no pandeiro; Clayton Barros, na voz e no violão; Rafa Almeida, Nego Henrique e Emerson Calado, nas vozes e nas percussões; e Isadora Melo, na voz.

No espetáculo estão as canções: Sideral; Força Encantada; No Compasso da Mãe Natureza; e Para Cima Deles Passarinho, composições autorais do grupo; Raiar; Liberdade, a Filha do Vento; e Foguete de Reis, todas de Lirinha, que também compôs Tempestade e Chover, estas em parceria com Clayton Barros. Também são contempladas no repertório Ai Se Sesse, deZé da Luz; Pedrinha;e Os Óim do Meu Amor, ambas de domínio público.

Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Cordel do Fogo Encantado
Estreia: 25/12, quarta, às 22h.
Reapresentações: 26/12, quinta, às 2h e às 12h; 29/12, domingo, às 3h, às 18h e às 24h.
Classificação Indicativa: Livre
Produtora: Fuego Digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s