Curso vai analisar o discurso politico dos presidentes do Brasil


Proposta do curso será realizar uma discussão sobre a imagem e discursos dos ex-presidentes após a retomada da democracia em 1985
O curso é dividido em duas partes e destinada para qualquer pessoa interessada, terá certificado e  inscrição gratuita. Das 9h às 12h e das 14h às 17h, dia 5 de novembro.
Na parte da manhã, nas primeiras três horas, será feita uma discussão sobre a imagem dos presidentes pós-abertura democrática, em 1985. Serão analisados os discursos e imagens dos presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Para tanto, serão examinados as imagens e os discursos desses presidentes de forma qualitativa.
O curso utilizará como referencial teórico a Análise de Discurso (AD) proposta por Patrick Charadeau e o conceito de representatividade partidária de Bernard Manin. Hannah Arendt e a abordagem sobre totalitarismo também é utilizada como base teórica.  Será usada a análise de imagem com base em autores como: Martine Joly, François Soulages, Guy Debord e Regis Debray. No decorrer do evento a proposta é entender como se formaram as identidades de cada presidente e quais as principais mudanças nos discursos numa sociedade que cada vez mais privilegiou o espetáculo.
Na segunda parte do curso será discutida a metodologia utilizada para análise qualitativa e quantitativa de discursos e de análise de imagens. Será mostrada como utilizar as plataformas de análises de dados Twittonomy, a metodologia aplicada na Análise do Discurso de Charadeau e aprofundaremos as bases teóricas. Serão utilizados cases reais de Brasília para análise de imagem
Anúncios


Categorias:Comunicação, comunicação, Notícias e política, poder, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: