50 anos da obra “A Mulher na Sociedade de Classes”, de Heleieth Saffioti

3 de outubro
Quinta-feira 15h às 17h

Neste 2019, a obra A mulher na Sociedade de Classes: mito e realidade, de Heleieth Saffioti, completa 50 anos. A atualidade e importância deste clássico das Ciências Sociais são fundamentais para a compreensão da situação da mulher contemporânea. Heleieth foi pioneira no Brasil na análise da situação das mulheres no contexto da luta de classes, identificando que o capitalismo produz uma situação de exploração sobre a mulher trabalhadora que difere daquela da mulher em geral. Publicado em 1969, o livro é fruto de pesquisa inicial de doutorado que, mais tarde, resultou na Livre-Docência na Unesp, Câmpus de Araraquara. A autora trabalhou, simultaneamente, duas relações fundamentais para o tratamento do tema: a condição da mulher na luta de classes e a relação entre marxismo e emancipação da mulher. O livro é composto de três partes: Mulher e capitalismo; Evolução da mulher no Brasil; A mística feminina na era da ciência que, embora se complementem, podem ser lidas de forma independente. Tanto pelo resgate histórico que suas reflexões representam, como para vislumbrar as possibilidades de efetiva emancipação feminina neste século XXI, esta obra é referência para quem deseja atualizar a reflexão teórica e a ação política relativa ao tema.

Expositoras:

Profa. Dra. Angélica Lovatto 
Docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Unesp, Câmpus de Marília. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq “Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Maria Amélia Teles 
Escritora, militante feminista e de Direitos Humanos, educadora popular em Direito. É autora de Breve História do Feminismo no Brasil e O Que São Direitos Humanos das Mulheres – Coleção Primeiros Passos, ambos lançados pela Brasiliense.

Mediação
Profa. Dra. Tânia Suely Antonelli M. Brabo    
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Câmpus de Marilia; Vice-Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos (DH) e Cidadania de Marília, membro do Observatório de Educação em DH da Unesp.

 

Anúncios


Categorias:Ciências Sociais, Mulher, mulheres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: