Casa Caramujo

Os atores Luciana Favero e Marcio Nascimento (Crédito: Acervo CT Epigenia)

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA O ESPETÁCULO INFANTIL “CASA CARAMUJO”

 

O premiado espetáculo infantil, que aborda a vida e seus ciclos, comemora os 18 anos da Cia Teatro Epigenia

 

CAIXA Cultural São Paulo apresenta, entre os dias 18 e 28 de outubro, o espetáculo infantil “Casa Caramujo”, da Cia. Teatro Epigenia, com texto e direção de Gustavo Paso.  Serão oito apresentações, de quinta a domingo, sempre às 16 horas.  A entrada é franca e classificação etária a partir de 6 anos.

 

Vencedor do  Prêmio CBTIJ de Melhor Trabalho de Formas Animadas e Melhor Ator, Prêmio Zilka Salaberry por Melhor Ator e Premio Boutequim Cultural Melhor Ator em 2017, o espetáculo “Casa Caramujo” mistura atores com múltiplas técnicas de teatro de animação (manipulação direta, luva, mímica, teatro negro). Aborda de maneira simples um dos temas transversais mais delicados de se tratar com crianças e adolescentes: a morte. Não é fácil ou simples para adultos. Não é natural para a cultura latina. Por isso,  o espetáculo foi criado durante três meses com imensa dedicação de profissionais para tratar do tema com delicadeza e de forma lúdica. Assim a peça coloca as crianças em contato com os fatos irreversíveis da vida, nesse mergulho do desconhecido.

Com texto de Gustavo Paso e criado a partir de uma narrativa de tradição oral escocesa do século XI, o espetáculo aborda o ciclo da vida trazendo e articula uma contextualização com simbologias que explicam que a continuidade da vida depende necessariamente do convívio com a morte.

O espetáculo marca o retorno da Cia Teatro Epigenia ao universo infantil, e essa estreia em São Paulo comemora seus 18 anos de fundação, construindo mais um pouco da relação de sucesso que vem conquistando nos últimos 5 anos na cidade, com indicações e prêmios. A Cia. acaba de ganhar o Prêmio de Melhor Espetáculo de Cia em SP pelo segundo ano seguido (Oleanna em 2016 e Race em 2017). Além disso, neste ano, o diretor da Cia também foi indicado na categoria de melhor direção nos Prêmios Shell e ao APCA pelo espetáculo “Hollywood”.

No Rio de Janeiro, Casa Caramujo foi indicado nos Prêmios CBTIJ, Zilka Salaberry e Botequim Cultural nas categorias de Melhor Espetáculo, Direção, Autor, Ator (Marcio Nascimento – vencedor nos três prêmios), Trabalho de Formas Animadas (Gustavo Paso e Eduardo Andrade Vencedores do Prêmio CBTIJ), seguindo as indicações de Figurino, Iluminação, fotografia de Cena e Trilha Sonora Original. Ao longo de sua trajetória, a Cia já produziu os infantis “A Viagem de Pedro, o Afortunado” (2010), “Histórias de Encantamento I – AVENTURAS” (2006) e “Histórias de Encantamento II – FÁBULAS” (2005).

Sobre o diretor

Gustavo Paso (Indicado como Melhor Diretor ao Shell/SP e APCA 2018) é atualmente um dos principais nomes do teatro atual, tendo sido premiado no Rio e em São Paulo. anos, Desde 2000, dedica-se à direção de espetáculos, como encenador-dramaturgo. Nesse período,  vem mesclando grandes textos teatrais com projeto autorais, alcançando imenso sucesso em ambos. Dirigiu peças como  “EM NOME DO JOGO”; “GARAGEM”; “OLEANNA” (que ganhou o Prêmio Aplauso Brasil para Melhor Espetáculo de Cia. de 2016, além das indicações de Melhor Direção e Melhor Elenco); RACE (Indicada ao Prêmio APCA e SHELL/RJ 2016 para Melhor Ator (Gustavo Falcão) e vencedor do Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo de Cia. de 2017). Com mais de 20 anos de teatro,  Paso é um artista na concepção da palavra. Em 2014,  dirigiu o Teatro Glaucio Gill, posicionando-o como um dos cinco melhores teatros do estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa com leitores do Jornal O Globo.

 

Sinopse

Ao perceber que poderá perder sua mãe doente, um menino enfrenta a “morte” e consegue aprisioná-la dentro de uma casa de caramujo, que havia sido deixada pelo seu dono (Caramujo) para se banhar. Quando retorna para casa, encontra sua mãe com uma saúde de ferro. Mas, aos poucos, eles e todos os moradores do lugar começam a se deparar com um fato: ninguém consegue mais colher frutos, legumes, verduras e pescar. Aprisionada, a morte deixa de agir e ninguém mais consegue se alimentar, quebrando, assim, o ciclo da vida. O menino então precisa mergulhar no fundo das águas e, com ajuda do Caramujo, resgatar a sua casa e a dona morte. Em agradecimento ao seu ato de coragem, ela informa que deixará a mãe ficar com ele por alguns bons anos.

 

Ficha Técnica

Texto e direção: Gustavo Paso

Elenco: Luciana Fávero, Marcio Nascimento, Iuri Saraiva, Felipe Frazão e Salete Fracarolli

Trabalho de Formas Animadas: Gustavo Paso e Eduardo Andrade

Figurinos: Luciana Falcon

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros

Cenário: Gustavo Paso e Luciana Falcon

Adereços Cenográficos: Gabriela Castro

Direção Musical: Andre Poyart

Direção de Produção: Luciana Fávero

Administração da temporada: Selene Marinho

Técnicas de Treinamento Corporal: Fernando Vieira

Técnicas de Treinamento para manipulação: Marcio Nascimento

Técnicas de Treinamento para mímica: Fernando Vieira

Bonecos: Marise Nogueira, Marcio Newlands, Liliane Xavier, Jorge Allen, Rita Spier e Eduardo Andrade

Realização: CiaTeatro Epigenia & ALIF

 

Serviço:

Espetáculo “Casa Caramujo”

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) – próximo à estação Sé do metrô

Data: de 18 a 28 de outubro de 2018 (sexta a domingo)

Horário: Quinta-feira a Domingo – às 16h

Informações: (11) 3321-4400

Classificação indicativa: Indicado para maiores de 06 anos

Capacidade: 60 lugares

Duração: 60 minutos

Entrada franca: ingressos distribuídos a partir das 9h do dia do evento

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA

Anúncios


Categorias:Cultura, teatro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: