FecomercioSP e GREEN Eletron recolhem 663 quilos de eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis


O material, coletado durante a Conferência de Produção Mais Limpa,  foi encaminhado para a destinação ambientalmente correta

São Paulo, 13 de junho de 2018 – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, realizou uma campanha de Logística Reversa na 17ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, no dia 4 de junho, em São Paulo. O evento anual discute os pilares da sustentabilidade (ambiental, econômico e social) e é iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Cerca de mil pessoas participaram da conferência e descartaram aproximadamente 663 quilos de pilhas, baterias portáteis e eletroeletrônicos pós-consumo no estande da FecomercioSP junto com a GREEN Eletron, gestora criada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). A Federação e a GREEN Eletron ainda distribuíram cartilhas sobre Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis e orientou os presentes sobre o descarte correto dos materiais.

Esses produtos pós-consumo não podem ser depositados no lixo doméstico (comum), pois podem possuir substâncias que contaminam o solo e a água. A resolução CONAMA 401/2008 e a lei 12.305/2010 orientam sobre o descarte desses produtos no que tange a sistema de logística reversa.

O presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg, ressalta que campanhas são importantes para informar as pessoas da necessidade de segregar esses tipos de produtos do lixo doméstico, e onde encontrar os pontos de entrega para o descarte responsável. “A cidade de São Paulo conta com pontos de entrega para vários produtos. É preciso que todos participem”, disse Goldemberg.

A GREEN Eletron será responsável pelo encaminhamento para triagem, desmonte, reciclagem e disposição final dos rejeitos. Assim, parte do material poderá ser utilizada como matéria-prima para novos produtos, fechando o ciclo de Logística Reversa. O processo minimiza impactos ambientais como contaminação de solo, lençóis freáticos e cursos d’água e ainda permite que recursos minerais, água e energia sejam poupados, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.

“Precisamos entender que o equipamento Eletroeletrônico e as pilhas e baterias portáteis só vão ter a destinação adequada se for corretamente descartado”, afirmou o presidente-executivo da Abinee e da Green Eletron, Humberto Barbato. “Esses sistemas de Logística Reversa são os primeiros passos que estamos dando em direção a um mundo mais sustentável”, completou.

A FecomercioSP dispõe de uma plataforma de Logística Reversa (www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa) que auxilia consumidores, empresas e sindicatos na adoção da Logística Reversa, e quaisquer dúvidas podem ser enviadas para o e-mail logisticareversa@fecomercio.com.br

A GREEN Eletron também possui um site que apresenta orientações e informações aos consumidores, sobre os sistemas de Logística Reversa que gerencia, confira no link: https://www.greeneletron.org.br/

Segundo o idealizador da conferência, o vereador Gilberto Natalini, em 2009, a Conferência P+L e Mudanças Climáticas assumiu o compromisso de realizar campanhas de arrecadação de lixo eletrônico. “Na primeira Virada Sustentável, a campanha arrecadou 20 toneladas de lixo eletrônico e sempre somos favoráveis à realização de campanhas de conscientização da população, referente ao descarte correto”, disse Natalini.

Fonte; FECOMÈRCIOSP

Anúncios


Categorias:desenvolvimento sustentável, Meio Ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: