Turismo comunitário no coração da Serra do Mar

Rodrigo Montaldi – Diário do Litoral

Projeto tem parceria com a Unesp de São Vicente

 

No píer, a vista privilegiada de toda a Baixada Santista, contemplada ao lado da vegetação nativa da Mata Atlântica e do som das águas que escorrem pelas pedras morro abaixo. Entre os morros, os veículos trafegam pela Via Anchieta, que corta a natureza e guia diariamente milhares de pessoas serra acima. Instalados no meio desse cenário, os bairros-cota funcionam com uma passagem entre a natureza e a urbanidade e o potencial deste conglomerado onde vivem 22 mil pessoas está sendo explorado desde 2015 pelos próprios moradores que guiam visitantes pelas vielas e recantos da natureza dentro da proposta do Turismo de Base Comunitária (TBC).

O objetivo principal da empreitada é fortalecer os vínculos das comunidades com o espaço transformado pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar do Governo do Estado de São Paulo por intermédio das Secretarias de Habitação (SH) e do Meio Ambiente (SMA), além de estimular a geração de renda para os moradores de todos os núcleos que participam do trabalho.

Em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de São Vicente, na figura do professor Davis Gruber Sansolo, do Instituto de Biociências, Campus do Litoral Paulista (IB/CLP), o projeto foi alavancado por aliar políticas de proteção da natureza com desenvolvimento turístico, baseado em três eixos: ecológico, histórico e socioambiental.

Anúncios


Categorias:Turismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: