UFSCar leva conhecimento sobre construção civil a eventos no exterior

Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil são destaques no Uruguai

 

No mês de abril, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) esteve representada em evento na área de construção civil realizado na Faculdade de Arquitetura da Universidad de la República em Montevidéu, no Uruguai. Na ocasião, o professor Guilherme Aris Parsekian, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, ministrou a palestra “Propiedades y patologías de la mampostería: Algunos casos de evaluación de edificaciones”.
Durante o encontro, Parsekian falou sobre as principais propriedades de componentes e elementos em alvenaria e métodos de ensaio; as principais patologias (trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura) na construção civil, suas causas e maneiras de tratá-las. O docente da UFSCar também apresentou casos de avaliações de construções, a exemplo do de um casarão de 1831, no centro do Estado de São Paulo;  uma igreja de 1532, em Itanhaém; e um forte de 1650, em Luanda (Angola), além de dois casos de edificações modernas com problemas de patologias. A palestra ocorreu no escopo do projeto de Conservação da Construção Histórica: Igreja Cristo Obrero, em Atlandida, Uruguai, no qual Parsekian atua como Conselheiro Internacional.
No próximo mês de junho, Parsekian levará a experiência da UFSCar em construção civil para o
3th Canadian Masonry Symposium, no Canadá, onde tratará sobre alvenaria estrutural moderna. Com a grande evolução técnica na área ocorrida a partir de meados do século passado, hoje se tem na engenharia da alvenaria utilizada como estrutura, uma disciplina dentro do curso de Engenharia Civil. “O Brasil é talvez o país que mais aplique esse sistema construtivo hoje, tanto em termos de quantidade, com milhares de edificações construídas e em execução nas últimas décadas, quanto em arrojo na concepção estrutural do sistema, com inúmeros edifícios altos realizados, que não são usuais em outras partes do mundo. E a UFSCar tem sido reconhecida nessa área, tanto no Brasil quanto no exterior”, destaca o pesquisador.
As pesquisas desenvolvidas por Parsekian estão ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da UFSCar em especial na linha de Estruturas de Concreto e Alvenaria.

Anúncios


Categorias:Educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: