O financiamento coletivo “Dá Pé” dá início ao plantio das 20 mil mudas de árvores na Floresta da Tijuca e Taubaté

A campanha é idealizada por Estevão Ciavatta e Regina Casé em parceria com a SOS Mata Atlântica

 

A segunda edição do crowdfunding “Dá Pé“, iniciada no Dia da Árvore, com objetivo de arrecadar recursos para plantio de até 20 mil mudas de árvores e restaurar florestas eternas, fará – nos dias 11 e 18 de dezembro, em Taubaté e no Rio de Janeiro, respectivamente -, o primeiro plantio com verbas do projeto que já garantiu mais de 10 mil mudas de árvores. O cineasta Estevão Ciavatta e representantes da Fundação SOS Mata Atlântica estarão presentes durante os dois plantios para apresentação dos resultados do projeto. “Além de reflorestar o Brasil, queremos que as pessoas tenham o prazer de plantar suas próprias árvores. A campanha ainda está no ar e estão todos convidados a participar”, destaca Ciavatta.

 

Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, destaca o caráter inovador da iniciativa: “O crowdfunding é mais uma forma pela qual a sociedade pode contribuir com a proteção da Mata Atlântica, que tem funções tão importantes como a qualidade do ar, proteção de rios, abastecimento de água e o bem-estar das pessoas”, afirma. 

 

Em São Paulo o plantio acontece no Sítio Caminho da Roça, em Taubaté, no dia 11, das 14h às 16h, dando continuidade ao plantio realizado na primeira edição da campanha, quando foram plantadas 20 mil mudas na Bacia do Rio Paraíba do Sul, que abastece os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.  No Rio de Janeiro, o plantio das mudas será no dia 18, das 9h às 11h, na Floresta da Tijuca, dentro dos limites do Parque Nacional da Tijuca – uma das maiores florestas urbanas do mundo, para repor árvores nativas vítimas de incêndio e degradação humana. Ciavatta e representantes da SOS Mata Atlântica estarão presentes nos dois eventos.

 

A participação no plantio das mudas é destinada aos que adotaram uma árvore durante a vigência da campanha e tem vagas limitas, com  inscrições pelo e-mail dape@umpedeque.com.br.

 

A campanha é realizada pelo programa “Um Pé de Quê? – criado e produzido pela Pindorama Filmes e Canal Futura – em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica -, e tem à frente do projeto o cineasta Estevão Ciavatta e a apresentadora Regina Casé.

 

Ainda é possível adotar uma árvore 

Por meio de uma parceria com a Coca-Cola Brasil a campanha segue no ar até o dia 23 de dezembro. E, todas as doações realizadas desde o início de novembro, quando a marca aderiu a campanha, a cada árvore plantada por um internauta a Coca-Cola Brasil doará outra ao projeto. As doações podem ser feitas pelo link www.kickante.com.br/dape.

 

Frutos da campanha 

A primeira edição da “Dá Pé” atingiu 100% a meta de arrecadação e reflorestou 1,33 Km de matas ciliares do Rio Una, na bacia do Rio Paraíba do Sul, que abastece os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Ao todo, 20 mil mudas de árvores foram plantadas entre dezembro de 2015 e março de 2016, período propício para o cultivo, com supervisão da SOS Mata Atlântica. 

 

Além disso, parte do compromisso da campanha era disponibilizar o conteúdo do programa “Um Pé de Quê?” apresentado por Regina Casé há mais de 16 anos no Canal Futura na integra na Web, via canal no Youtube https://www.youtube.com/c/umpedeque-oficial. O programa possui mais de 138 espécies retratadas, onde cada árvore é a estrela de um episódio.  

 

O programa “Um Pé de Quê?” tem uma parceria de mais de 11 anos com o Jardim Botânico de Rio de Janeiro, com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Plantarum. O Um Pé de Quê? está na TV, na web e nos livros, cujo volume Pau Brasil foi adotado pelo Plano Nacional do Livro Didático.

Anúncios


Categorias:Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: