Primeiro emprego x nome social: a visão de um Jovem Aprendiz transgênero

snapchat-1917265062674631663-1__1_

Para que um brasileiro seja tratado pela identidade de gênero, independentemente do sexo biológico determinado em seu nascimento, é preciso que o direto de utilizar o nome social, conforme diz o decreto nº 8.727, lhe seja dado desde a decisão por essa escolha e, principalmente nos ambientes e conquistas dessa pessoa. O primeiro emprego, por exemplo, é um momento muito marcante na vida de um jovem, e ser reconhecido e nomeado de acordo com a forma com a qual se identifica é assegurar um direito humano fundamental para essa pessoa, que refletirá em todas as próximas etapas da sua vida profissional.

Reconhecendo esse direito dos travestis e transexuais e sabendo da importância de aceitação que jovens de 14 a 24 anos necessitam na fase da adolescência, o Espro – Ensino Social Profissionalizante adotou o uso do nome social nos processos e sistemas que utiliza em seus programas. Joy Rafael Alves, de 21 anos optou por esse direito. Para ele, a Socioaprendizagem Profissional é um programa de inclusão social, não só por inserir jovens no mercado de trabalho, mas, principalmente, por aceitar o público trans. “É muito bom ter um local onde sou reconhecido como eu realmente sou”, desabafa.

A aceitação por sua opção foi mais rápida com os outros jovens do que com os colegas de trabalho. “No ambiente corporativo há a junção de várias culturas, religiões e gerações. Venho lidando diariamente com isso, conversando e mostrando que os transgêneros são humanos iguais a eles”, conta. Já durante a Atividade Teórica, os jovens lidaram como a situação de maneira curiosa e nova. “A vontade de me tratar corretamente e me respeitar me chamou a atenção. Todos se mostraram bem prestativos e atenciosos. Foi muito legal”.

O nome social foi uma conquista dos esforços de movimentos de direitos humanos e grupos LGBTs  e é considerada uma alternativa para a falta de legislação, possibilitando que as pessoas transgêneras sejam socialmente reconhecidas com a identidade que se identificam.

snapchat-3144021961859344366

 

O Espro

O Espro – Ensino Social Profissionalizante é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à capacitação e inclusão de jovens a partir de 14 anos no mercado de trabalho. Oferece gratuitamente, em todo o Brasil, cursos de Formação para o Mundo do Trabalho, além do Programa Jovem Aprendiz, unindo o potencial dos jovens às necessidades do mundo corporativo.

Recentemente, o Espro foi reconhecido pelas empresas parceiras com o Prêmio Fornecedores de Confiança 2016, promovido pela Editora Segmento.  Em 2015, também esteve entre os 100 Melhores Fornecedores de Serviços do País, pela revista Gestão & RH.

IMPRENSA ESPRO

Anúncios


Categorias:Assistência Social, Educação, Educação, Educação, Em questão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: