Jornada para Ubuntu na política: Vamos juntos?

introduccin-teora-u-16-728

Estamos passando por tempos sombrios. Tempos de raiva, indignação. Parece que, quanto mais lutamos contra, mais o outro lado se fortalece. É a lei de ação e reação dando as caras.

É hora de mudar de estratégia. De parar de gastar energia lutando contra o que não queremos, e nos ocupar com a construção de uma nova política, uma nova sociedade.

Para isso, precisamos nos libertar da raiva, do medo, e nos abrir para juntos criarmos essa nova realidade. Precisamos, mais do que nunca, de Ubuntu na política. Precisamos de Ubuntu para efetivar o consenso progressivo nos processos de deliberação da RAiZ. Precisamos de Ubuntu para mudar os rumos do Brasil.

Convidamos todos os enraizados e demais interessados a percorrer juntos um caminho para trazer Ubuntu para a política, através da Teoria U. Utilizaremos o U.Lab, curso on-line do MIT que conecta milhares de agentes de mudança em todo o mundo, fortalecendo suas ações, trilhando em conjunto uma jornada baseada na Teoria U.

A Teoria U é uma tecnologia social de aprendizado coletivo que tem por propósito preparar lideranças para os desafios atuais. A teoria U foi idealizada por Otto Scharmer, doutor em Economia e Negócios pela Universidade de Witten–Herdecke na Alemanha, professor da Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e fundador do Presencing Institute, um centro de pesquisas de inovação e empreendedorismo social e ambiental, sediado em Cambridge, nos Estados Unidos.

A Jornada U, que trilharemos juntos pelo U.Lab, consiste em se aprofundar e se conectar à realidade com um propósito transformador, individual e coletivo. Um caminho trilhado coletivamente, que levará o grupo a abrir a mente, coração e braços para, em conexão com o grupo e com o todo, cocriarem uma nova realidade, agindo desse lugar de conexão, resultando na criação de protótipos de soluções concretas para o tema desenvolvido. É ação com Ubuntu!

Para saber mais sobre a relação da teoria U com Ubuntu e o momento político que estamos vivendo, veja este artigo: http://www.raiz.org.br/ubuntu-chave-para-transformacao-do-sistema

Para entender resumidamente no que consiste a jornada U, veja esta matéria: http://inovforum.fgv.br/pauta/teoria-u/

Para ter acesso a alguns conteúdos do curso, veja o site da U School: https://uschool.presencing.com

O curso terá duração de 8 semanas, começando no início de setembro. Os participantes podem realizar todo o curso em sua casa, de forma 100% gratuita e on-line, mas o ideal é que consigamos nos conectar também de forma presencial. A sugestão é que grupos de interessados se organizem através dos círculos territoriais, para realizarem juntos as atividades propostas no curso, saindo ao final com um protótipo coletivamente construído que gere transformação na realidade local, visando a Revolução Ecológica baseada no Ecossocialismo!

 Iremos nos conectar nacionalmente através do HUB Nacional da RAiZ, um espaço virtual onde os participantes de diferentes círculos, e os participantes que não conseguirem se inserir em grupos presenciais, poderão trocar e se articular, com o apoio da Coordenação Seiva da RAiZ.

No final de julho, teremos a oportunidade de entender melhor a  proposta do U.Lab. Haverá um curso introdutório de 90 minutos, que apresentará as linhas gerais da Teoria U, mostrará exemplos recentes de transformação social, e conectará os participantes à comunidade global do U.Lab!

Ficou interessado? Preencha este formulário para receber mais informações! http://goo.gl/forms/0CJNsy22q3CdDcxm2

Vamos juntos?

Anúncios


Categorias:comportamento, Meio Ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: