Abertas inscrições para atividades do “Bicicultura 2016”

bicicletada

Encontro nacional de mobilidade por bicicleta e ciclo ativismo acontece de 26 a 29 de maio em São Paulo

Entre quinta-feira (26/05) e domingo (29/05), São Paulo será sede em 2016 do maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e ciclo ativismo: o Bicicultura. O evento, realizado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), com organização de Ciclocidade e apoio da Prefeitura de São Paulo, busca divulgar, debater e fomentar a cultura da bicicleta em todas as suas vertentes: cultural, social, política, artística, econômica e ambiental.

O “Bicicultura 2016” contarpoliticaspublicasImagem1-300x204á com uma programação de palestras e oficinas, concentradas na região central da cidade. A área externa estará aberta ao público presente, que poderá testar bicicletas, conhecer novidades do mercado para os ciclistas e participar de feiras de trocas, além usufruir de uma área de alimentação.

Concentrada no entorno do Teatro Municipal, a programação interna contará com palestras e oficinas na Galeria Olido e na Praça das Artes, além de uma “bicicletada” e de Visitas Técnicas com a Companhia de Engenharia de Trafego (CET). Para esta atividade, a CET preparou três roteiros diferentes, um por dia, sempre das 16h00 às 17h30: na quinta (26), Roteiro Centro-Minhocão; na sexta (27), Roteiro Avenida Paulista; e no sábado (28),  Roteiro Esportes. A equipe do Departamento Cicloviário da CET comandará as ações, abordando, entre outros temas, os custos envolvidos com cada implantação, a complexidade das intervenções, os projetos, modelos de implantação e outras informações.

Ainda com parte da programação, na Sala Itaú de Cinema ocorre a  1ª Mostra de Vídeos do Bicicultura, com o tema “Que elo te move?”. Os vídeos se encaixam nas categorias Cicloativismo, Cultura Bici, Horizontes e Documentários, com duração máxima de 10 minutos (exceto documentários). A mostra tem caráter competitivo e distribuirá premiações de R$ 1,5 mil e uma bicicleta adulta para o vídeo eleito como melhor por uma comissão julgadora e para o vídeo que obtiver o maior número de votos do público.

Toda a roteiro é gratuito, mas por haver limitação no número de vagas, a participação nas atividades internas está condicionada à uma pré-inscrição, que pode ser realizada no site http://bicicultura.org.br/, preenchendo os formulários daquelas de seu interesse.

O “Bicicultura 2016” é um evento organizado pela sociedade civil e deve funcionar como um espaço para o convívio, o compartilhamento de conhecimento e a formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas, entusiastas e todos os interessados na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que o uso da bicicleta proporciona. A programação tem entre seus princípios o direito à cidade, a equidade de gênero e social, o ambientalismo e os direitos humanos.

Serviço:

Bicicultura 2016

De 26 a 29 de maio

Região central de São Paulo

http://bicicultura.org.br/

www.facebook.com/bicicultura.brasil

www.twitter.com/biciculturabr

www.instagram.com/biciculturabr

Anúncios


Categorias:Direitos Humanos e Cidadania, Esportes, Meio Ambiente, transportes

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: