MPF em Marília/SP denuncia internauta por incitar discriminação de nordestinos

Com uso de nome falso, ele celebrou uma notícia sobre 18 mortes em acidente de ônibus no Ceará em 2014
O Ministério Público Federal em Marília/SP denunciou um internauta que incitou a discriminação de nordestinos em opinião postada na rede. O crime foi cometido no dia 18 de maio de 2014, quando o usuário se expressou no campo reservado a comentários de uma notícia do portal G1 sobre a morte de 18 pessoas em um acidente de ônibus no Ceará. Na ocasião, ele escreveu: “A notícia boa é que esse povo não virá poluir meu RS”, passando-se por morador do Rio Grande do Sul.
O internauta apelidou-se “Anita Carmo”, nome falso utilizado para mascarar sua real identidade. No entanto, após a autorização judicial para a quebra de sigilo telemático, a empresa responsável pelo portal remeteu aos investigadores os dados que permitiram a localização do ID usado para a publicação do comentário, em Marília. Em depoimento à polícia, o acusado admitiu a autoria da postagem.
O internauta foi denunciado por incitar a discriminação ou preconceito de procedência nacional, utilizando meio de comunicação social, crime previsto no art. 20, § 2º, da Lei 7.716/89. Ele está sujeito a pena de dois a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa.
Para o procurador da República Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, as pessoas têm a falsa sensação de que a internet garante a impunidade, em razão de um suposto anonimato. “Modernos meios de investigação permitem identificar praticamente qualquer pessoa que se manifeste no mundo virtual e, com isso, responsabilizá-la por seus atos”, afirmou.
O número processual é 0001694-23.2016.4.03.6111. A consulta à tramitação pode ser feita emhttp://www.jfsp.jus.br/foruns-federais/.
Anúncios


Categorias:Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: