Mandel

mandel01

Ernest Ezra Mandel (Frankfurt, 5 de abril de 1923 — Bruxelas, 20 de julho de 1995)

Em 5 de abril de 1923 nascia Ernest Ezra Mandel um economista e político belga, considerado um dos mais importantes dirigentes trotskistas da segunda metade do século XX. Além disso, foi significativa a sua contribuição teórica ao Marxismo antiestalinista.

Ernest Mandel viveu a maior parte da sua vida em Bruxelas e envolveu-se cedo na luta revolucionária, tornando-se, até à sua morte, um dos principais dirigentes da Quarta Internacional. Ernest Mandel foi um autor de obras notáveis e de aguda análise política e de fundamentais escritos econômicos, entre eles o clássico Tratado de Economia Marxista e alguns anos depois o Capitalismo Tardio que inspirou Fredric Jameson na obra Pós-Modernismo – a lógica cultural do capitalismo tardio. Mandel em suas obras propõe que somente uma revolução socialista mundial, com o advento de uma sociedade sem classes é que confirmará na prática a validade da teoria marxista revolucionária.

Se acreditarmos que o capitalismo é nocivo, apesar das suas realizações incontestáveis, que desencadeia periodicamente catástrofes cada vez mais graves – guerras, crises econômicas, fascismo, catástrofes ecológicas – se acreditarmos que essa nocividade deve ser eliminada para assegurar o bem-estar permanente de todos e todas para evitar a recaída da humanidade na barbárie, seja o desaparecimento físico do gênero humano, então desejemos a revolução e trabalhemos pacientemente para tornar vitoriosa. Não há outro meio de acabar com o regime capitalista. (MANDEL, 1989)

MANDEL, Ernest. – Por que somos nós revolucionários? Marxists Internet Archive. 10 de janeiro de 1989. Disponível em: <http://www.marxists.org/portugues/mandel/1989/01/10.htm&gt;.  Acesso em 20 de setembro de 2009.

Anúncios


Categorias:Notas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s