Justiça em Lins/SP acolhe pedido do MPF e condena executivo por sonegação milionária de contribuições à Previdência

logoprevidencia

Além de suprimir recolhimento aos cofres públicos, gestor de frigorífico de Promissão embolsou valores descontados em folha salarial

A Justiça Federal em Lins/SP condenou o gestor de um frigorífico do município de Promissão que sonegou R$ 8,35 milhões em contribuições previdenciárias entre 1994 e 2000. José Hugo Gentil Moreira terá de cumprir dez anos e seis meses de prisão, inicialmente em regime fechado. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal, que havia denunciado o diretor financeiro do Frigorífico Gejota Ltda..

A pena aplicada considera também a apropriação ilegal de parte dessa quantia. Entre julho de 1998 e janeiro de 2000, Moreira foi responsável por embolsar indevidamente mais de R$ 688 mil, montante que deixou de ser recolhido aos cofres da Previdência Social, embora tenha sido descontado da folha salarial dos funcionários.

As investigações apontaram que a sonegação foi possível por meio da intermediação fraudulenta de mão de obra, com a admissão de funcionários sob a denominação de cooperados, e a omissão de informações trabalhistas e contábeis em guias de recolhimento à Previdência. Os crimes foram descobertos a partir de inquéritos policiais e da apuração conduzida pela Procuradoria da Fazenda Nacional.

O executivo poderá recorrer da sentença em liberdade. O MPF vai recorrer da decisão judicial para que a pena seja aumentada, sobretudo em relação à prática de apropriação indébita previdenciária.

O número da ação penal é 0001686-80.2001.403.6108. A tramitação pode ser consultada em http://www.jfsp.jus.br/foruns-federais/.

Assessoria de Comunicação /Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

Anúncios


Categorias:Justiça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: