Procuradoria da República em São Paulo cria Núcleo de Combate à Corrupção

bannerPgPrincipal

Iniciativa visa à coibição de delitos praticados contra a Administração Pública; cidadãos podem colaborar com os trabalhos por meio de denúncias ao MPF

A Procuradoria da República em São Paulo instaurou o Núcleo de Combate à Corrupção e Improbidade Administrativa (NCC), que vai atuar na coibição de ilícitos dessa natureza no âmbito da capital paulista. Fazem parte do grupo os procuradores da República Anamara Osório Silva, José Roberto Pimenta Oliveira, Karen Louise Jeanette Kahn e Thaméa Danelon Valiengo.

A criação de diversos NCCs pelo MPF – e que já alcança a quase totalidade dos estados brasileiros – faz parte de uma das estratégias institucionais eleitas pelo órgão como prioritárias. Os grupos visam a otimizar e endurecer o enfrentamento a delitos praticados contra a Administração Pública, como corrupção passiva e ativa, peculato, concussão, tráfico de influência, crimes de licitação pública, bem como a ilícitos de improbidade administrativa e outras infrações conexas.

“A interseção das áreas criminal e cível na constituição dos referidos núcleos traz à persecução desses ilícitos a simbiose ideal para a construção de um contexto fático mais amplo, com a identificação de condutas e agentes, por vezes, comuns ou inter-relacionados, permitindo um intercâmbio mais rápido de informações e acelerando-se a persecução desses ilícitos”, afirma a coordenadora do NCC na capital, Karen Louise Jeanette Kahn.

Segundo a procuradora, o NCC em São Paulo abarca a perspectiva de uma atuação mais interativa, parceira e colaborativa por parte do MPF com outros órgãos da Administração Pública, igualmente engajados na prevenção e no combate à corrupção e à improbidade. “A conjugação de esforços envolvendo diversificada expertise – seja no âmbito criminal, cível ou administrativo – concorrerá fortemente para a otimização das investigações de tais ilícitos, por meio do cruzamento de dados sobre casos conexos ou idênticos, e que estejam sendo investigados em paralelo, tanto pelo Ministério Público Federal, como por outros órgãos públicos das demais esferas”, completou Karen.

O Núcleo de Combate à Corrupção e Improbidade Administrativa da Procuradoria da República em São Paulo pretende, ainda, se transformar em um canal de maior proximidade do MPF com a sociedade civil. Os cidadãos podem e devem desempenhar um papel auxiliar fundamental no combate a esses ilícitos, por meio do encaminhamento de denúncias através do endereçowww.cidadao.mpf.mp.br.

Assessoria de Comunicação MPF-SP

Anúncios


Categorias:Justiça, Política

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: