Escolas do Nordeste são destaque do ENEM segundo critérios do Inep

Instituições do Ceará, Bahia e Pernambuco estão entre as primeiras do ranking considerando indicadores socioeconômicos e porte do estabelecimento

Alunos da Escola Família Agrícola de Caculé, na Bahia, durante aula no campo

Alunos da Escola Família Agrícola de Caculé, na Bahia, durante aula no campo

O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira (5) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 por Escola. Ao todo, tiveram resultados divulgados 15.640 escolas, nas quais 1.295.954 estudantes fizeram o Enem. Pelos indicadores estabelecidos pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Escola Padre João Bosco de Lima, do Ceará, foi a instituição pública que atingiu a maior média nacional e entre as particulares, foi a Escola Família Agrícola de Caculé.  “Pela primeira vez estamos propondo ranking alternativo aos óbvios, porque a primeira da lista pode não ser a melhor, por que têm fatores externos que podem determinar isso. Queremos aproximar esse resultado do mundo real e, sobretudo, ver a contribuição efetiva da escola”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine.

Para chegar a estes nomes, o Inep considerou dados como formação dos docentes que trabalham na escola, o tempo de permanência dos alunos na escola; o porte (tamanho) da instituição e um dos mais determinantes, o Indicador de Nível Socioeconômico. “Temos que considerar fatores externos que não dependem da escola, mas que têm impacto sobre a escola, como o nível socioeconômico dos alunos. Uma escola com alunos mais pobre vai ter uma nota inferior, mas essa escola pode está fazendo um trabalho educativo importante porque ela pode melhor mais este aluno”, explicou o ministro da Educação, Renato Janine.

O presidente do Inep, Chico Soares, destaca que é preciso criar critérios para não comparar realidades diferentes na mesma categoria. “Reunir as escolas em um único grupo para qualquer tipo de análise é uma opção muito limitada, que gera sínteses equivocadas”, afirmou o presidente do Inep. “As escolas de ensino médio brasileiras formam um conjunto muito heterogêneo, principalmente em relação às características socioeconômicas de seus estudantes e esses fatores precisam ser levados em consideração”, completou Chico Soares.

O indicador de nível socioeconômico é foi conseguido através de informações disponibilizadas pelos estudantes no momento da inscrição no Enem. Separado por grupo, os alunos que obtiveram nota 611 tem um índice muito alto, enquanto os que têm níveis mais baixo chega a média 429.  O porte da escola também tem influência, uma vez que, quanto menor a escola (com apenas uma turma de 30 pessoas por exemplo), melhor é desempenho.

Formação docente – o terceiro indicador aponta a proporção de professores de cada escola que leciona no ensino médio e possui a formação adequada, nos termos da lei, a partir dos dados do Censo Escolar da Educação Básica. Essa informação que a formação do professor está diretamente relacionada ao desempenho escolar. As maiores médias foram apresentadas pelos estudantes cujos professores têm formação acadêmica específica nas disciplinas que lecionam.

A novidade na avaliação das escolas este ano é indicador de permanência na escola, que mostra se o estudante cursou total ou parcialmente o ensino médio no mesmo estabelecimento de ensino. “Essa informação é importante para que a sociedade conheça quais são as escolas que realmente ajudam seus alunos a melhorarem, que oferecem educação de qualidade durante todo o ensino médio, e quais são aquelas que, simplesmente, selecionam alguns para cursarem apenas o 3º ano”, destacou Chico Soares. Outra inovação é que as taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono), levantadas pelo Censo Escolar da Educação Básica e já disponibilizadas no portal do Inep, foram incluídas no sistema de divulgação, para facilitar a consulta.

Outros indicadores – também pode ser consultado o desempenho médio de cada escola e os percentuais de estudantes em cada um dos níveis de desempenho. Foi calculada, ainda, a média dos 30 melhores estudantes de cada escola. Com isso, é possível comparar, de forma mais adequada, escolas que têm projetos pedagógicos diferentes em relação a seleção de seus estudantes.

Os resultados foram divulgados preliminarmente às escolas, em 9 de julho. Os dirigentes escolares tiveram prazo de dez dias para entrar com recurso no Inep. Nesta edição, apenas 30 escolas entraram com recurso, sendo que 11 delas tiveram os pedidos deferidos. Os dados são calculados para estabelecimentos de ensino que tenham matriculados, no mínimo, dez estudantes da 3ª e/ou 4ª série do ensino médio regular seriado e 50% de estudantes destas mesmas séries participando do Enem.

Melhora na nota nacional

São quatro as áreas de conhecimento avaliadas: ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); matemática.

A média das escolas de forma geral apresentou melhora entre 2013 e 2014: a nota da prova de Linguagem e seus códigos passou de 508 para 528; da Ciências da Natureza de 492 para 507; e das Humanas de 537 para 565. Porém, houve uma queda na nota da prova de Matemática, passando de 544 para 511. A nota de Redação, embora também tenha caído, não pode ser comparável segundo o MEC, porque dependendo do tema a maior ou menor facilidade para os alunos.

Ranking nacional das escolas públicas

Segundo critério de porte (mais de 90 anos); alta permanência na escola) e indicador socioeconômico baixo ou muito baixo

  1. CE – Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima,
  2. CE – Escola de Ensino Fundamental e Médio Dep. Cesário Barreto Lima, do
  3. PE – Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco
  4. PE – Escola de Referência em Ensino Médio João Pessoa Souto Maior
  5. PE- Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu,
  6. PE – Escola de Referência em Ensino Médio Padre Antônio Barbosa Júnior,
  7. BA – Colégio Estadual Pedro Calmon
  8. SE – Colégio Estadual Dr. Milton Dortas
  9. PE- Escola de Referência em Ensino Médio Senador Nilo Coelho
  10. PE- Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Guilherme da Silva

Ranking nacional das escolas privadas

Segundo critério de porte (mais de 90 anos); alta permanência na escola) e indicador socioeconômico baixo ou muito baixo

  1. BA – Escola Família Agrícola de Caculé
  2. BA – Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas
  3. MA – EFA M Monteiro de Lago do Junco
  4. MA – Colégio Super
  5. MG – Escola Família Agroecologica de Araçuaí
  6. MG – Escola Família Agrícola Puris de Araponga
  7. BA – Escola Família Agrícola José Nunes da Mata
  8. BA – Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia
  9. BA – Casa Familiar Rural de Igrapiúna
  10. PI – Escola Família D. Edilberto IV
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