Livro de professor da Cásper Líbero sobre a comunicação na sociedade contemporânea está disponível para download gratuito

Cláudio Novaes Pinto Coelho toma como referência a Teoria Crítica e propõe investigação sobre a presença da sociedade do espetáculo no contexto histórico brasileiro

image_miniNão há curso de comunicação que não visite os autores da Teoria Crítica, formulada por Adorno e Horkheimer, da Escola de Frankfurt. Mais recentemente, a academia também passou a resgatar os escritos do francês Guy Debord, que cunhou o termo sociedade do espetáculo. No livro Teoria Crítica e Sociedade do Espetáculo, o professor do curso de mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, Cláudio Novaes Pinto Coelho, o leitor vai encontrar uma reflexão sobre a capacidade de a Teoria Crítica compreender a comunicação na sociedade do espetáculo contemporânea.

O primeiro capítulo está voltado para a compreensão do lugar particular ocupado por Debord dentro do projeto da Teoria Crítica. Para tanto, são comparadas as posições de vários autores sobre o método dialético da Teoria Crítica, como Adorno e Horkheimer, Luckács, Marx e Althusser. No segundo capítulo, o confronto se dá em relação ao conceito de ideologia para Debord, passando particularmente por Althusser, Gramsci, Luckács e Marx.

Nos capítulos seguintes, a reflexão é sobre as relações entre o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, o processo de transformação da burguesia na classe dominante, a constituição de uma sociedade do espetáculo e a atuação da indústria cultural. O terceiro capítulo resgata o processo histórico a partir do período da ditadura militar. O seguinte foca nas relações entre a indústria cultural e a cultura de consumo, base da ideologia capitalista. O quinto capítulo avalia o processo de espetacularização da política, analisando concretamente os movimentos de protesto de junho de 2013 e a campanha eleitoral de 2014.

Teoria Crítica e Sociedade do Espetáculo reúne não apenas uma densa reflexão teórica, mas sobretudo mostra a pertinência de sua aplicação na leitura da realidade atual.

ccoelhoSobre o autor – Cláudio Novaes Pinto Coelho possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor titular da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação e Sociologia, com ênfase em Teoria Crítica da Comunicação e Teoria Sociológica Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação jornalística, indústria cultural, comunicação publicitária, cultura de consumo, comunicação política e sociedade do espetáculo. É coordenador do grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo.

 

Título: Teoria Crítica e Sociedade do Espetáculo
Autor: Cláudio Novaes Pinto Coelho
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 124
Editora: In House
ISBN: 978-85-7899-290-3

 

texto: Pluricom Comunicação Integrada

Anúncios


Categorias:Cidadania, Comunicação, Cultura, Política

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: