Semana Nacional de Mobilização: “Povos indígenas estão vivos e unidos”

mob_4

Em entrevista ao Observatório, Lindomar Terena, liderança da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, fala sobre a Semana de Mobilização Nacional e a luta pela demarcação de terras

Por Marcela Reis

Créditos: Fábio Nascimento/ Mobilização Nacional Indígena

A Semana de Mobilização Indígena, que começou ontem, tem o objetivo de dar visibilidade à luta diária dos povos indígenas pela demarcação de suas terras. Na madrugada desta terça-feira, os povos Guarani e Kaiowá, Terena, Kadiwéu e Kinikinau montaram o 11º Acampamento Terra Livre (ATL), na esplanada dos Ministérios em Brasília. A mobilização, que vai até dia 16, conta com delegações de mais de 200 povos indígenas de todo o país.

Em entrevista, Lindomar Terena, uma das lideranças indígenas da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), fala sobre a Mobilização Nacional:

Observatório – Qual a importância da Semana de Mobilização Indígena?

Lindomar Terena – Mostrar que os povos indígenas estão vivos, unidos e cientes que as leis brasileiras e o governo limitam os direitos indígenas e suas reivindicações, principalmente a demarcação de suas terras.

Quais os principais objetivos da Semana?

Cobrar do Estado a demarcação das terras indígenas. A lei inviabiliza o reconhecimento das terras e a demarcação delas. A bancada ruralista paralisa esse processo e os indígenas lutam para ter suas terras de volta.

Quais as maiores dificuldades que os indígenas encontram na luta pela demarcação das terras?

A grande dificuldade é a falta de vontade política para resolver o problema da não demarcação das terras dos índios e da não identificação dessas terras. A paralisação dessa reivindicação é como jogar mais combustível no fogo, as diversas mortes de índios nas regiões que estes ocupam continuam, e aqueles que lutam por seus direitos ainda são mortos.

Quais as atividades da Semana?

Hoje às 5h, os indígenas começaram a montar o 11º Acampamento Terra Livre, que foi inaugurado às 11h, em Brasília. E ainda hoje farão uma visita ao Supremo Tribunal Federal, para mostrar que estão lutando.

matéria original em: https://observatoriosc.wordpress.com/2015/04/14/povos-indigenas-estao-vivos-e-unidos-diz-lideranca-da-semana-nacional-de-mobilizacao/

Anúncios


Categorias:Direitos Humanos, Povos Indígenas

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: