Voz negra na literatura e na política brasileira

Evento discutiu aspectos pioneiros na obra de Luiz Gama

[28/11/2014]

luiz-gama

Luiz Gama

Voz negra na literatura e na política brasileira: aspectos pioneiros na obra de Luiz Gama (1830-1882) foi o  tema do Debate Cedem/Unesp, realizado no dia 13 de novembro e promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp, em São paulo, SP.

Poeta, jornalista, advogado Luiz Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 1830 – São Paulo, 1882) é um dos raros intelectuais negros brasileiros do século XIX, o único autodidata e o único a ter vivido, por sete anos, a experiência da escravidão, antes de consagrar-se no campo da literatura como primeiro poeta afro-brasileiro, e na política, como paradigmático abolicionista e republicano.

Autor de sátiras sociais e poemas românticos, popular conferencista, redator e fundador de jornais e periódicos, advogado dos escravos, defensor do Direito e fiel maçom, a palavra sempre esteve no cerne da ação, da missão e da própria identidade de um autor negro e ex-escravo que ousou denunciar a ideologia racial e as mazelas políticas reinantes no país, assumindo-se como “cidadão”. Sua estonteante biografia, porém, em geral encobre um maior e mais precioso legado: seu pensamento original e complexo, presente em seus diversos escritos.

No debate, as inéditas facetas deste homem plural, ainda longe de serem conhecidas, foram apresentadas a partir das obras organizadas pela sua principal biógrafa,  Professora Ligia Fonseca Ferreira, dentre as quais destacam-se Primeiras Trovas Burlescas e outros poemas (Martins Fontes, 2001), reunião de sua obra poética integral, e  Com a palavra Luiz Gama: poemas, artigos, cartas, máxima  (Imprensa Oficial, 2011).

Sobre a palestrante
Ligia Fonseca Ferreira – Doutora em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Université de Paris III – Sorbonne, com tese sobre vida e obra de Luiz Gama. Pós-doutoranda no Instituto de Estudos da Universidade de São Paulo, atualmente é professora do Departamento de Letras da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.

Veja link com entrevista da professora para a TV Univesp. Em breve será publicado nas redes sociais o link do vídeo do debate realizado no Cedem.
https://www.youtube.com/watch?v=WqSuNcU2jdA&list=UUBL2tfrwhEhX52Dze_aO3zA

Anúncios


Categorias:Cultura

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: