Kassab destaca investimentos sociais do governo federal em palestra para empresários em São Paulo

Durante o evento, Kassab afirmou que o Ministério das Cidades é o principal instrumento de gestão dos problemas que atingem as cidades

Durante o evento, Kassab afirmou que o Ministério das Cidades é o principal instrumento de gestão dos problemas que atingem as cidades

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, palestrou para empresários, acadêmicos e parlamentares que integram o Conselho Político e Social (Cops) da ACSP na segunda-feira (02/03), em São Paulo. Na palestra, o ministro falou que o governo federal continuará fazendo grandes investimentos nas áreas de interesse social. Além disso, destacou a importância dos programas sociais conduzidos pelas secretarias do Ministério das Cidades, e dos programas vinculados que tratam efetivamente de ações prioritárias para o país.

Durante o evento, Kassab afirmou que o Ministério das Cidades é o principal instrumento de gestão dos problemas que atingem as cidades. “É um ministério extremamente técnico, com um viés político e partidário. A ideia de concentrar as grandes questões em um único ministério foi do presidente Lula há doze anos”.

Na palestra, Gilberto Kassab informou que se houver cortes na Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, estes serão muito suaves. “Se as grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, não tiverem um investimento pesado em metrô, não tem como se tornar uma cidade com qualidade de vida, do ponto de vista da mobilidade”, explica.

Além disso, Kassab destacou que a questão do planejamento urbano vai requerer investimentos por parte do Governo Federal. “Um convênio com a Universidade de São Paulo já está sendo assinado para que seja formado um grupo de trabalho da USP junto com a Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos para envolver e apoiar o ministério na criação e elaboração de planos diretores de atualização das cidades e de regiões metropolitanas”, aponta.

De acordo com o ministro, nos próximos 20 anos serão necessários investimentos da ordem de 400 bilhões de dólares. “Nós já temos uma carteira de projetos que está perto dos 150 bilhões de dólares habilitados, que serão paulatinamente apoiados e definidos com verbas orçamentárias. Os investimentos, em termos de execução, beiram cerca de 70 bilhões de reais”, aponta.

A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental é responsável pelo amplo apoio do Governo Federal e de diversos projetos que procuram corrigir, nas últimas décadas, questões importantes do saneamento, seja do esgotamento sanitário, seja do abastecimento de água. Segundo Kassab, o problema enfrentado em São Paulo nos últimos meses é devido à falta de investimentos. “Se o Governo Federal acertadamente não socorresse São Paulo para que otimizássemos esses recursos e tivéssemos condições de atender o estado estaríamos hoje vivendo a iminência de uma crise que talvez nenhuma grande cidade do mundo tenha vivido na sua história”.

Para Kassab, os cortes na área de saneamento são muito delicados. “Como é que você vai deixar de dar apoio a um estado como São Paulo vivendo essa situação de crise?”, aponta. Para o ministro, estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais também passam por crises não muito diferentes de São Paulo.

Por fim, Kassab apontou que a área habitacional passou a ser prioritária para o governo por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Nós recebemos visitas do mundo inteiro nas grandes cidades que querem conhecer o nosso programa habitacional para entender como conseguimos atender tantas famílias em tão pouco tempo”, destaca.

De acordo com o Gilberto Kassab, são 360 mil famílias com casa própria, com programas de urbanização e mobilidade. “Pessoas que não tinham a menor condição de qualidade de vida e que passaram a ter, e as que ainda não receberam têm a certeza de que vão receber”, afirma.

Anúncios


Categorias:Política

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s