Paim: educação superior do futuro está vinculada à qualidade do ensino básico

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Da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas
Seminário debate formas de incentivos à produção científica nas universidades federaisElza Fiuza/Agência Brasil

O incentivo à produção científica nas universidades federais é o caminho para expansão do conhecimento para o mercado, sem deixar de lado a educação de base. Esta foi a posição adotada pelos ministros da Educação, Henrique Paim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, no seminário Qual Universidade Servirá ao Brasil?, hoje (17), em Brasília. O objetivo do evento foi debater o futuro da educação superior no país, em especial nas universidades federais.

“Não podemos pensar em uma educação superior do futuro que esteja de costas para a educação básica”, destacou o ministro Paim. O raciocínio foi compartilhado por Campolina: “é preciso reconhecer e valorizar a escola básica e o professor, social e politicamente.”

Campolina disse que a inclusão de grande parcela da população estudando nas universidades federais, em todos os estados, ocorre “em grande parte por meio do ingresso pelo Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”. O ministro acrescentou que é necessário “criar políticas mais efetivas de assistência para o estudante, no sentido de garantir, por exemplo, a mobilidade para os locais onde foram selecionados e também moradia para eles”.

Paim avalia que a educação tem melhorado nos últimos anos, mas ressalta que são necessários mais investimentos. “Há muito o que ser feito, mas já não estamos lá atrás. Se olharmos a educação por um prisma de continuidade, será possível verificar que muito já foi feito. Nós mudamos o imaginário da população sobre o ensino público ao proporcionar o ingresso de mais pessoas, de condições sociais mais diversas nas universidades”, considerou.

O reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, por sua vez, apontou a necessidade de mais autonomia para as instituições federais públicas de ensino superior, no que diz respeito aos aspectos financeiros e administrativos. “Cada universidade contém especificidades que precisam ser resolvidas dentro do seu universo próprio”, ponderou.

Já a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Roselane Neckel, ressaltou a importância de as universidades terem empresas como parceiras. Ela destacou, entretanto, que não é possível esquecer os investimentos do governo para o desenvolvimento científico nas instituições. “As empresas têm uma visão mais mercadológica de ciência e podem investir mais. Mesmo assim, é importanto é ajuda do governo, que poderá investir e incentivar projetos de base de inovação

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