Alimentos saudáveis ganham espaço no prato de 925 mil alunos da rede municipal de São Paulo

2014-11-03-merenda-HB8

Programa de Alimentação Escolar excluiu gordura trans do cardápio e diminuiu em 50% a frequência de produtos com baixo valor nutricional

A ampliação da aquisição de produtos da agricultura familiar, somada à redução da compra de alimentos processados e à intensificação dos controles de qualidade, tem levado mais saúde para os pratos de 925 mil alunos da rede municipal de educação. Atualmente, o Programa de Alimentação Escolar da cidade de São Paulo serve cerca de 2 milhões de refeições por dia, atendendo a quase 2.800 unidades escolares. É considerado um dos maiores programas de alimentação escolar do mundo.

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura, está a redução em 50% da frequência em que produtos com baixo valor nutricional são servidos nas escolas. Alimentos como o bolo, que era servido semanalmente, e salsicha, que era quinzenal, passaram a fazer parte do cardápio, respectivamente, quinzenal e mensalmente. A redução de sódio em 100% na margarina, do açúcar em 17% dos bolos servidos no lanche e a isenção de gordura trans em todos os alimentos também fazem parte das ações. Os produtos vêm sendo substituídos por frutas e outros alimentos in natura.

“O objetivo não é só o de tornar a Alimentação Escolar mais saudável, com mais qualidade de produtos e na prática de manipulação. Queremos que se torne referência para as crianças, além da sala de aula, em um processo ainda mais significativo que é o da educação alimentar”, afirmou a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Erika Fischer.

A dona de casa Simone Abade Couto, 39, já sente a diferença nos hábitos alimentares do filho Thiago Henrique, 5, que estuda EMEI Ubirajara, na região de Interlagos, zona sul. “Ele não comia salada e aceitava poucas frutas. Para ele comer, a briga era grande. Agora, no jantar, ele pede cenoura, pergunta se tem salada e qual será a fruta de sobremesa. Jamais imaginaria isso”, disse Simone.

Anúncios


Categorias:Alimentação, Educação

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: