Relatório mostra as ações das cidades contra o aquecimento global

Estudo conclui que diversas metrópoles do mundo tem planos para diminuir a emissão de gases de efeito estufa

SÃO PAULO, 27 de outubro de 2014 – /PRNewswire/ — Cerca de 228 cidades, representando 436 milhões de pessoas, já estabeleceram metas de redução de emissões atmosféricas. Esse é uma das principais constatações do relatório “Agregação Global de Compromissos das Cidades sobre o Clima”, produzido pelo C40 – grupo que reúne algumas das maiores cidades do mundo comprometidas com a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa – e pela Arup, empresa multidisciplinar de engenharia de projetos, com a colaboração do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), da UCLG (União de Cidades e Governos Locais), do Escritório Regional para América Latina e Caribe (ONU-HABITAT), do Enviado Especial para Cidades e Mudanças Climáticas do Secretário-Geral da ONU e do World Resources In stitute (WRI).

O estudo mostra que, de todas essas 228 cidades, 63% delas estabeleceram metas de curto prazo até 2020, 12% até 2030 e 25% fixaram compromissos para 2050. No total, elas se comprometeram a reduzir 2,8 gigatoneladas de CO2 até 2020, 6,1 gigatoneladas de CO2 até 2030 e um total de 13 gigatoneladas de CO2 até 2050, respectivamente.

O relatório analisa como algumas dessas principais cidades estão buscando reduzir suas emissões. No caso do Rio de Janeiro, foram construídos 150 km de corredores de ônibus, com o objetivo de aumentar a porcentagem da população que utiliza transporte coletivo de 18%, em 2009, para 63% em 2016. Além disso, 450 km de ciclovias estão previstas na cidade até 2016, para se reduzir ainda mais o uso do automóvel.

“A população do planeta deve crescer em mais de 2 bilhões de pessoas até 2050, junto com o aumento da urbanização. Por causa disso, devemos repensar as cidades sob uma ótica mais sustentável e acredito que a Arup pode dar grandes contribuições nesse processo”, afirma Ricardo Pittella, diretor da Arup no Brasil.

FONTE Arup

 

Anúncios


Categorias:desenvolvimento sustentável, Meio Ambiente

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s