O futuro do livro na educação é tema de discussão da Abrelivros e suas associad as durante a 23ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Em um estande multimídia, a entidade e 11 de suas associadas abordam o futuro das publicações escolares e os novos desafios diante das mudanças tecnológicas

Realizar uma reflexão sobre a educação e o futuro do livro. Com esta proposta a Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares recebe 11 das principais editoras do ramo educacional em um estande de 600 m², durante a 23ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 22 a 31 de agosto, no Anhembi. Ática, Edições SM, Editora do Brasil, FTD, IBEP, Leya, Macmillan, Moderna, Editora Positivo, Editora Saraiva e Scipione geraram juntas um a programação intensa no espaço planejado pelo grupo buscando atrair entidades, educadores, profissionais do livro, estudantes e todos os interessados no assunto.

Em 10 dias de Bienal, serão mais de 30 eventos, divididos entre debates, lançamentos de livros e sessões de autógrafos, além de uma área de exposição das principais obras e recursos digitais de cada uma das editoras.

No auditório, acontecem debates com temas que trazem à tona questões relevantes sobre educação e livro escolar, abrindo espaço para o público interagir e expor sua opinião. Entre os temas a serem debatidos destacam-se: A Base Nacional Comum de Educação Básica e o futuro do livro; Games e Educação; Como o livro escolar pode se aliar à educação Integral e Integrada; Análise das mudanças de comportamento provocadas por novas tecnologias; O jovem e a leitura. Estes são alguns dos exemplos. A grade completa pode ser vista no site da entidade: http://www.abrelivros.org.br

Sobre a iniciativa, a diretoria da Abrelivros comenta: “Apesar de não ser exatamente um congresso sobre o futuro do livro, as 11 editoras resolveram se unir para mostrar suas novidades em um único estande e ter a oportunidade de fazer uma série de reflexões”, comenta Antonio Rios, presidente da Abrelivros. “Vale lembrar que estamos falando do livro como conteúdo educacional, não necessariamente no formato papel, considerando que as novas tecnologias apresentam uma dinâmica diferenciada também no âmbito da educação, e que permitem o emprego de ferramentas que auxiliam na aprendizagem e facilitam a aproximação do professor e do conteúdo ao estudante”.

Falando em tecnologia, há muitas novidades no espaço. Poderão ser degustados diversos recursos educacionais e lançamentos literários que abrem um novo leque de possibilidades para se alcançar o conteúdo desejado, aumentando os pontos de contato entre o leitor e a leitura e o prazer em aprender.

Ao chegar ao estande, os visitantes poderão entrar “literalmente” em um livro gigante. Nele, um videowall touch permitirá que sejam acessados vários materiais, tais como informações sobre a evolução do livro e das editoras ao longo do tempo, ideias e tendências acerca do futuro das publicações digitais, informações institucionais das editoras, assim como seus p rodutos.

O estande ainda contará com mesas multitouch e catálogos online dispostos ao lado de cada prateleira de lançamentos das empresas parceiras. Outra novidade é o mural digital que será disposto no social wall, que exibirá tudo que está sendo postado e comentado nos debates e nas redes sociais da entidade. Esses mesmos conteúdos poderão ser acessados em dois totens localizados em pontos estratégicos do estande, que também permitirão registros de opiniões. “A ideia é mostrar esse novo cenário da educação, no qual o leitor consegue aprender e se aperfeiçoar em um ambiente lúdico, onde a convergência entre o real e o virtual é possibilitada, muitas vezes, por um simples toque de dedos”, ressalta Rios.

Veja programação completa no site da Abrelivros: http://www.abrelivros.org.br

Serviço:

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Data: 22 a 31 de Agosto de 2014

Local: Pavilhão de Exposições Do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana (São Paulo/SP)

Endereço Estande Abrelivros: C300

Horário: de Segunda à Sexta, das 9h às 22h e sábados e domingos, das 10h às 22h (dia 31/08 somente até às 21h)

Anúncios


Categorias:Cultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: