Artur Henrique assume como secretário municipal do Trabalho

Artur Henrique substitui o vereador Eliseu Gabriel, que retorna à Câmara Municipal. Prefeito Fernando Haddad afirmou que a Secretaria do Trabalho terá papel de destaque na reorganização da cidade

O sindicalista Artur Henrique foi empossado nesta segunda-feira (17) pelo prefeito Fernando Haddad como novo secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. Durante a solenidade, realizada no prédio da Prefeitura, Haddad destacou o papel da secretaria, integrada a outras pastas, na reorganização da cidade após a aprovação e sanção do novo Plano Diretor Estratégico (PDE). “A Secretaria do Trabalho tem de estar inserida no contexto em que Desenvolvimento Urbano, Assistência Social, Saúde, Educação e Transporte estejam integrados para que o cidadão consiga ter a oportunidade de se deparar com uma São Paulo moderna e nova”, afirmou o prefeito.

Artur Henrique substitui o vereador Eliseu Gabriel, que retorna à Câmara Municipal.  “O resgate da cidadania nos territórios vulneráveis, a estruturação do Arco do Futuro, o próprio Plano Diretor e os compromissos com os direitos sociais e civis são exemplos que viemos para fazer diferente e transformar”, comentou o novo secretário.

Segundo o secretário, a pasta tem como um dos principais projetos a ampliação da Agência São Paulo de Desenvolvimento, que levará postos para assessorar microempreendedores, cooperativados e trabalhadores em cada subprefeitura. Outro programa que será intensificado em 2014 é o São Paulo Criativa, em parceria com a Microsoft, que promove oficinas-escolas em sete Centros Educacionais Unificados (CEU), com cursos gratuitos de economia criativa.

Outro projeto da Pasta, o Costurando o Futuro será ampliado para seis CEUS em 2014, assim como o Fábrica Verde, que já opera em duas unidades e será levado para outras cinco. Além disso, a secretaria passa a ser responsável pela Supervisão Geral do Abastecimento, que antes era da Coordenação das Subprefeituras.

Como balanço do primeiro ano, com o serviço de apoio e formalização de microempreendedores individuais criado nesta gestão, 114 mil estabelecimentos foram regularizados pela Secretaria. Outra realização lembrada foi a ampliação dos Centros de Apoio ao Trabalhador (CAT), que somente em 2013 foi levado para mais 14 novas subprefeituras que não contavam com o serviço e realizaram 1,2 milhão de atendimentos.

CAT
De acordo com o novo secretário, a Prefeitura tem estudado medidas e cobrado a empresa Avape para que os funcionário do CAT tenham seus direitos pagos e o serviço seja reestabelecido para não prejudicar os cidadãos. A Prefeitura estuda rescindir o contrato, primeiramente, trazendo empresas para atendimento emergencial e, posteriormente, abrindo uma nova licitação.

De acordo com a secretaria, nesta segunda-feira (17), das 45 unidades quatro tinha o funcionamento normal, oito parcial e 33 totalmente paralisadas por conta de uma greve dos funcionários – reclamam que a empresa não tem honrado seus compromissos com os funcionários contratados pela própria Avape. A empresa foi advertida e multada pela Prefeitura.

“Continuamos na pressão para que a empresa cumpra seu papel que é o de repassar os recursos. A empresa tem problemas desde o ano passado, fizemos advertências, até chegar ao pagamento de uma multa. Nossa preocupação é primeiro com a população e o atendimento, mas também com os trabalhadores e trabalhadoras que estão sem receber, fruto desse problema com a Avape”, afirmou.

Currículo
O sindicalista Artur Henrique foi presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) por dois mandatos entre 2006 e 2012. É eletrotécnico e sociólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e completará 53 anos em junho. Casado, pai de duas filhas e morador do bairro da Mooca, na Zona Leste, o novo secretário iniciou sua trajetória sindical em 1987. Além de presidente e secretário-adjunto de Relações Internacionais da CUT, Henrique foi responsável pelo Instituto de Cooperação Internacional e membro do Conselho Executivo da Confederação Sindical das Américas (CSA).

Anúncios


Categorias:Política, São Paulo, Trabalho

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: